Entre o escrito e o construído: análise crítica de reportagens sobre o projeto “World Trade Center Transportation Hub”

Autores

  • Lina Yule Queiroz de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco
  • Arlinda Dorsa

Resumo

O presente artigo busca enfatizar a necessidade de uma análise mais profunda em reportagens jornalísticas, procurando verificar de que forma as estratégias do discurso são utilizadas para influenciar e manipular os leitores. Neste contexto, esta pesquisa tem como foco a análise crítica do discurso de três reportagens em diferentes veículos jornalísticos, utilizando o aporte teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso, em especial as categorias analíticas de Van Dijk. Este trabalho buscou analisar o discurso midiático, na intenção de provocar maiores reflexões sobre as práticas jornalísticas, particularmente no âmbito das grandes obras públicas, sua transparência e a correta utilização do dinheiro dos cidadãos contribuintes. Os resultados apontaram para a polarização dos discursos, em nível local e global, principalmente pela seleção lexical, onde os autores procuraram impor suas opiniões e crenças aos leitores de acordo com o objetivo de cada um, contribuindo, assim para influenciar os modelos mentais dos receptores.

Palavras-chave: análise crítica do discurso; arquitetura; mídia

 

Biografia do Autor

Lina Yule Queiroz de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco

Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2015. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local – Universidade Católica Dom Bosco.

Arlinda Dorsa

Doutora em Língua Portuguesa – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação- Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local - Universidade Católica Dom Bosco.

Downloads

Publicado

2019-02-21

Como Citar

Oliveira, L. Y. Q. de, & Dorsa, A. (2019). Entre o escrito e o construído: análise crítica de reportagens sobre o projeto “World Trade Center Transportation Hub”. Calidoscópio, 17(2), 226–240. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.172.01

Edição

Seção

Artigos