“Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.02Resumo
Neste artigo, coloca-se em evidência o ensino de língua, tanto em termos do fazer teórico, quanto em termos do fazer prático, no estágio supervisionado em Língua Portuguesa, do curso de licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal de Santa Catarina. No que se refere ao fazer teórico, discute-se a concepção interacionista/dialógica de sujeito, de aprendizagem e de linguagem que embasam a docência. Já em relação ao fazer prático, analisa-se uma experiência de ensino do gênero reportagem vivenciada na formação inicial de professores no segundo semestre de 2018, representativa do encaminhamento do trabalho realizado nessa etapa formativa, considerando a elaboração de um projeto docente para o trabalho com fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística, eixos organizadores do ensino da língua. A análise dessa experiência revela que o fazer teórico e o fazer prático articulam-se e resultam em uma prática pedagógica exitosa.
Palavras-chave: estágio curricular supervisionado; ensino de língua portuguesa; fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.