Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros

Autores/as

  • Reinildes Dias Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
  • Eva dos Reis Araújo Barbosa Doutoranda - POSLIN - UFMG

Resumen

Este artigo analisa o design visual de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tendo por aporte teórico estudos recentes advindos da Semiótica Social e de uma abordagem multimodal atual que enfatiza o uso de diversos códigos semióticos para expressar significados. Inclui uma investigação documental desse AVA, na perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi implementado no Moodle. Essa plataforma virtual permite a orquestração de modos semióticos diferentes para enfocar as necessidades de aprendizagem do público-alvo, estudantes surdos brasileiros. Como instrumentos de análise, usamos algumas das categorias de uma gramática orientada para a leitura de imagens, a Gramática do Design Visual (GDV), e aspectos relacionados com a tipografia, com as cores e com o caminho de leitura. O foco do AVA é o contexto educacional para surdos e ele incorporou práticas pedagógicas para o ensino de escrita de artigos argumentativos em português como L2 a alunos surdos brasileiros que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados de nossa análise revelam que um AVA que incorpora as decisões de design visual como as discutidas neste artigo pode contemplar as necessidades especiais de alunos surdos brasileiros. Os resultados podem ainda ser úteis a profissionais interessados em cenários educacionais para surdos no contexto brasileiro.

Palavras-chave: design visual de um AVA, análise qualitativa, educação para alunos surdos brasileiros.

Biografía del autor/a

Reinildes Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.

Professora e pesquisadora dos programas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da UFMG. Coautora dos livros didáticos Team Up (Ensino Fundamental) e High Up (Ensino Médio), aprovados pelo PNLD 2017 e 2015, respectivamente. Suas áreas de pesquisa incluem: linguagem e tecnologia, formação de professores e materiais didáticos para ensino de línguas.

Eva dos Reis Araújo Barbosa, Doutoranda - POSLIN - UFMG

Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido bolsista do CNPQ. Especialista em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Uníntese/UTP. Graduada em Letras, Licenciatura em Português e Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português, pela FALE/UFMG.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Dias, R., & Barbosa, E. dos R. A. (2018). Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros. Calidoscópio, 16(3), 491–505. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13