Construção de entendimentos na reunião pedagógica: posicionamentos e intersubjetividade em conarração
Resumo
Este estudo investiga a construção de entendimento durante a negociação de decisão em uma reunião pedagógica no contexto escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada na construção da intersubjetividade segundo a Análise da Conversa Etnometodológica e a Análise da Narrativa, de cunho interacional e sequencial, em interface com a teoria de posicionamentos. As narrativas constituem a prática discursiva docente que emerge na interação como fala ‘no’ e ‘sobre’ o trabalho. Os dados, gerados por meio da gravação em áudio e transcritos mediante convenções da Análise da Conversa, são excertos de uma reunião entre professores de inglês, realizada em uma escola particular do Rio de Janeiro. A reunião tem como proposta a discussão sobre a padronização de notas em testes simulados de inglês para a indicação de alunos à realização de exames internacionais de proficiência na referida língua. No contexto pesquisado, os resultados indicam que os professores recorrem à narrativização de experiências da sua prática profissional para construir entendimentos e sustentar a intersubjetividade na interação. Os dados sugerem que a busca pela compreensão mútua na interação face a face aponta para a construção da intersubjetividade em dois níveis discursivos: a conarração interacional e as narrativas encaixadas.
Palavras-chave: reunião pedagógica, narrativa, posicionamentos, intersubjetividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.