Objetos digitais para a aprendizagem da leitura: uma metodologia ativa de ensino

Autores

  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário UNIVATES
  • Kári Lúcia Forneck Centro Universitário UNIVATES
  • Aline Diesel Centro Universitário UNIVATES
  • Grasiela Kieling Bublitz Centro Universitário UNIVATES

Resumo

Neste estudo, partiu-se do pressuposto de que o uso de objetos digitais de aprendizagem para o aprimoramento da compreensão leitora em nível metacognitivo pode ser considerado uma metodologia ativa de ensino. Para testar a validade dessa hipótese, foram selecionados 42 estudantes brasileiros do 8º ano do Ensino Fundamental, com os quais se aplicou uma pré-testagem com método cloze, seguida de duas sessões de interação com os objetos digitais e, por fim, uma pós-testagem cloze para averiguar a evolução dos níveis de compreensão. Os resultados evidenciaram o aprimoramento da compreensão leitora dos sujeitos investigados, corroborando as hipóteses de pesquisa pressupostas neste estudo.

Palavras-chave: compreensão leitora, objetos digitais de aprendizagem, metacognição.

Biografia do Autor

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação (PUCPR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Centro Universitário UNIVATES).

Kári Lúcia Forneck, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Linguística e Letras (PUCRS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PUCRS). Docente do curso de Licenciatura em Letras (Centro Universitário UNIVATES).

Aline Diesel, Centro Universitário UNIVATES

Licenciada em Letras (Centro Universitário UNIVATES). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Centro Universitário UNIVATES).Bolsista Prosup/Capes.

Grasiela Kieling Bublitz, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Letras (PUCRS). Docente do curso de Licenciatura em Letras (Centro Universitário UNIVATES).

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

Martins, S. N., Forneck, K. L., Diesel, A., & Bublitz, G. K. (2016). Objetos digitais para a aprendizagem da leitura: uma metodologia ativa de ensino. Calidoscópio, 14(3), 413–422. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.05