Linguistic analysis in mother language teaching: A systemic functional approach

Authors

  • Cícero da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

Abstract

In this paper, we investigate knowledge from different sources in the construction of innovation in linguistic analysis activities for Portuguese classes in Basic Education. The data were generated in a laboratory practice involving the development of teaching materials, unfolding in a pilot study for the teaching unit testing in an Elementary School class. Results have shown as the grammatical tradition contents emerge before the attempt construction differentiated teaching objects compared to the Portuguese teaching’s tradition. The innovation is due of the systemic-functional focus of grammar for reading and linguistic analysis, resulting in a didactic work with and about the language.

Keywords: grammar, Applied Linguistics, didactic material.

Author Biographies

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

É graduado em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade do Tocantins (2001), especialista em Leitura e Produção Escrita pela Universidade Federal do Tocantins (2006) e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (2011). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no Curso de Educação do Campo - Campus Universitário de Tocantinópolis. Também cursa Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura, na mesma instituição em que trabalha. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, gêneros do discurso e Educação do Campo (Pedagogia da Alternância).

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001), mestrado (2003), doutorado (2006) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University - PolyU (2014). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras). Na graduação,leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Campus Universitário de Palmas. Coordenou o Centro Interdisciplinar de Memória dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas - CIMES (2009.2 a 2013.1). Foi Bolsista de Produtividade 2F (CNPq) entre os anos 2009 e 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, alfabetização, material didático, práticas de escrita, práticas de leitura e estágio supervisionado nas licenciaturas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Atualmente, é Diretor de Pesquisa da UFT/Propesq e Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo programa institucional da referida universidade.

Published

2016-10-30

How to Cite

da Silva, C., & Silva, W. R. (2016). Linguistic analysis in mother language teaching: A systemic functional approach. Calidoscópio, 14(3), 377–389. Retrieved from https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.02