Sobre a natureza da relação pedagógica
Resumo
Após analisar atividades pedagógicas e e-mails de alunos, além de um diário escrito por mim ao longo dos oito meses em que ensinei inglês como língua estrangeira para um grupo de oito adultos na empresa em que trabalhavam, pude perceber a presença de aspectos sócio-histórico-individuais, conscientes e inconscientes, entrelaçados nos enunciados dos participantes do evento pedagógico. Com base em três discursos – a prática exploratória, a psicanálise e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin – busquei entender com mais profundidade a natureza da relação pedagógica, ou a qualidade da vida em minha sala de aula.
Palavras-chave: relação pedagógica, prática exploratória, psicanálise, qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.