O efeito do uso de contextos fora da sala de aula sobre os aprendizes da língua inglesa (LE): uma pesquisa-ação

Autores

  • Beatriz Cortina-Pérez University of Granada
  • Luz Mery Solano-Tenorio

Resumo

Este trabalho discute o efeito da Aprendizagem do Idioma Fora da Sala de Aula (AIFSA) sobre a competencia comunicativa do Inglês, em um programa de ensino de língua estrangeira com um grupo de estudantes nativos da Colômbia (N = 70) distribuídos em dois grupos. O grupo experimental participou de um programa de ensino de Inglês com base na AIFSA, enquanto o grupo de controle participou do mesmo programa de ensino, mas dentro da sala de aula. Para medir o desempenho dos participantes, um pré-teste e um pós-teste foram aplicados em ambos os grupos. Os resultados demonstraram que houve diferenças evidentes entre os dois grupos no desempenho pós-teste a favor do grupo experimental.

Palavras-chave: estratégias de aprendizagem do idioma fora da salade aula, práticas funcionais, competência comunicativa, pesquisa-ação.

Biografia do Autor

Beatriz Cortina-Pérez, University of Granada

Dr Beatriz Cortina-Pérez is a senior lecturer at the Department of Language and Literature Didactics (University of Granada, Spain). She is also Vice-Dean for International Relations, Research and Innovation at the Faculty of Education and Humanities. Her main research interests are ELT, CALL, spoken corpus linguistics, and multimodality. She has several national and international publications as well as participations in different academic forums. She is an associated editor of the Indian Journal of Applied Linguistics.

Luz Mery Solano-Tenorio

Luz M. Solano-Tenorio, MA in TEFL, is a PhD student at the Univerisity of Jaen (Spain). She is an English teacher in Colombia.

Downloads

Publicado

2013-08-29

Como Citar

Cortina-Pérez, B., & Solano-Tenorio, L. M. (2013). O efeito do uso de contextos fora da sala de aula sobre os aprendizes da língua inglesa (LE): uma pesquisa-ação. Calidoscópio, 11(2), 167–177. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.112.06

Edição

Seção

Artigos