Ensino da oralidade a um estudante autista: implementação de uma sequência de atividades com o gênero textual entrevista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.09

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Oralidade, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, desenvolvida em um programa stricto sensu. Teve como objetivo geral desenvolver a comunicação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto de interação verbal mediada por perguntas, utilizando o gênero textual oral entrevista. O objetivo propositivo foi elaborar e implementar uma sequência de atividades para o ensino da Língua Portuguesa a um aluno autista com comunicação verbal, na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). O referencial teórico fundamenta-se em estudos da Análise da Conversação e da Linguística Textual, especialmente nos trabalhos de Luiz Antônio Marcuschi. O caderno elaborado, contendo uma sequência de atividades com interações discursivas e estratégias de fala e escuta para criança com TEA, teve como objetivo auxiliar práticas educacionais inclusivas e foi implementado junto a dois escolares, sendo que o estudante autista verbal (nível 1 de suporte) é o sujeito de pesquisa. Ao trabalhar com os interesses do hiperfoco do estudante e com atividades lúdicas, ele participou ativamente e passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhe eram feitas.

Biografia do Autor

Dayanna de Paula Mariani dos Santos Santana

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista nas áreas de Educação Especial – Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí; Psicopedagogia Clínica e Institucional (UENP); e Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Libras pelo Centro Universitário UNISEB. Possui licenciatura em Pedagogia pela UENP; Letras Português-Inglês, pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC); e Letras Português-Libras, pela Faculdade Eficaz. Bacharelado em Letras-Libras (Eficaz). Colaboradora do grupo de pesquisa DIALE – Diálogos Linguísticos e Ensino. Professora efetiva no município de Ourinhos, em Educação Especial. Atua voluntariamente na interpretação e formação de tradutores e intérpretes de Libras no contexto religioso. Seus interesses de pesquisas são: ensino e formação de professores de Língua Portuguesa, Educação de Surdos, Transtorno do Espectro Autista, Oralidade e seu ensino.

Roberta Negrão de Araújo

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Educação pela mesma instituição. Especialista em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio. Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEN) e do Mestrado Profissional de Letras em rede (PROFLETRAS). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC). Professora da rede pública estadual - Paraná - Colégio Estadual Monteiro Lobato.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Santana, D. de P. M. dos S., Storto, L. J., & Araújo, R. N. de. (2024). Ensino da oralidade a um estudante autista: implementação de uma sequência de atividades com o gênero textual entrevista. Calidoscópio, 22(1), 161–182. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.09