Ensino da oralidade a um estudante autista: implementação de uma sequência de atividades com o gênero textual entrevista
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.09Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Oralidade, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, desenvolvida em um programa stricto sensu. Teve como objetivo geral desenvolver a comunicação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto de interação verbal mediada por perguntas, utilizando o gênero textual oral entrevista. O objetivo propositivo foi elaborar e implementar uma sequência de atividades para o ensino da Língua Portuguesa a um aluno autista com comunicação verbal, na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). O referencial teórico fundamenta-se em estudos da Análise da Conversação e da Linguística Textual, especialmente nos trabalhos de Luiz Antônio Marcuschi. O caderno elaborado, contendo uma sequência de atividades com interações discursivas e estratégias de fala e escuta para criança com TEA, teve como objetivo auxiliar práticas educacionais inclusivas e foi implementado junto a dois escolares, sendo que o estudante autista verbal (nível 1 de suporte) é o sujeito de pesquisa. Ao trabalhar com os interesses do hiperfoco do estudante e com atividades lúdicas, ele participou ativamente e passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhe eram feitas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.