Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente

Authors

  • Anderson Carnin Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://orcid.org/0000-0002-0940-9449
  • Joseane Matias Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo/Instituto Ivoti (SMED-NH/ISEI)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.10

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir.

Palavras-chave: formação continuada de professores de língua portuguesa; comunidades de desenvolvimento profissional docente; trabalho coletivo.

 

Author Biographies

Anderson Carnin, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Letras/Português pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Mestre (2011) e Doutor (2015) em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente, é professor da Universidade Estadual de Campinas, atuando junto ao Departamento de Linguística Aplicada - Instituto de Estudos da Linguagem (DLA/IEL/UNICAMP).

Joseane Matias, Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo/Instituto Ivoti (SMED-NH/ISEI)

Licenciada em Letras, mestra e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (SMED-NH) e do Instituto Ivoti (ISEI).

Published

2023-09-27

How to Cite

Carnin, A., & Matias, J. (2023). Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente. Calidoscópio, 21(3), 596–615. https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.10