Modelo teórico do gênero: etapa inicial da modelização didática

initial stage of didactic modeling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.05

Palavras-chave:

textual genre; theoretic model; movie review., textual genre, theoretic model, movie review

Resumo

Os objetivos deste artigo são apresentar o conceito de modelo teórico do gênero como uma das etapas da modelização didática sistematizada por pesquisadores de Genebra filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e expor uma síntese do modelo teórico do gênero ‘crítica de cinema’. As etapas da modelização incluem: uma pesquisa bibliográfica para explorar alguns aspectos do contexto mais amplo de produção do gênero; a seleção de um corpus textual; uma descrição do gênero com base na análise do corpus, tendo como parâmetro os níveis organizacional e enunciativo que sistematizam o quadro de análise textual do ISD. A modelização teórica exposta revela a complexidade discursiva da crítica de cinema e fornece uma base para a elaboração de diferentes modelos didáticos do gênero.

Palavras-chave: gênero textual; modelo teórico; crítica de cinema.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio

Formada em Letras/Anglo pela UEL/PR. Mestre e doutora em Estudos da Linguagem pela UEL/PR. Professora do curso de Letras e de pós-graduação na UENP/PR. Formadora responsável pelo estado do Paraná na Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Barros, E. M. D., & Vieira Gonçalves , A. (2023). Modelo teórico do gênero: etapa inicial da modelização didática : initial stage of didactic modeling . Calidoscópio, 21(1), 81–101. https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.05