Modelo teórico do gênero: etapa inicial da modelização didática
initial stage of didactic modeling
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.05Palavras-chave:
textual genre; theoretic model; movie review., textual genre, theoretic model, movie reviewResumo
Os objetivos deste artigo são apresentar o conceito de modelo teórico do gênero como uma das etapas da modelização didática sistematizada por pesquisadores de Genebra filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e expor uma síntese do modelo teórico do gênero ‘crítica de cinema’. As etapas da modelização incluem: uma pesquisa bibliográfica para explorar alguns aspectos do contexto mais amplo de produção do gênero; a seleção de um corpus textual; uma descrição do gênero com base na análise do corpus, tendo como parâmetro os níveis organizacional e enunciativo que sistematizam o quadro de análise textual do ISD. A modelização teórica exposta revela a complexidade discursiva da crítica de cinema e fornece uma base para a elaboração de diferentes modelos didáticos do gênero.
Palavras-chave: gênero textual; modelo teórico; crítica de cinema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.