Constitucionalismo global. Uma introdução ao estudo comparativo dos preâmbulos constitucionais: Europa
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2018.103.02Resumo
O ensaio trata dos preâmbulos das constituições europeias com o objetivo de descortinar semelhanças e dissemelhanças entre os vários textos. Sustenta o argumento de que preâmbulos constitucionais são textos jurídicos que existem não obstante a realidade política e econômica dos respectivos Estados. No núcleo, há nos preâmbulos alguns lugares comuns, no contexto de suas estruturas linguísticas, especialmente quanto ao legado do iluminismo, bem como quanto ao uso da História, a par de uma intrínseca forma de patriotismo.
Palavras-chave: constitucionalismo global, preâmbulos constitucionais, Europa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.