Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) da UNISINOS é uma publicação quadrimestral que tem por finalidade divulgar artigos científicos, artigos de reflexão e resenhas cujo conteúdo afine-se com as seguintes temáticas gerais:

  1. Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos;
  2. Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização.

Os artigos ou trabalhos inéditos serão publicados em português, inglês ou espanhol, devendo sempre passar pelo corpo de pareceristas que atua no sistema double blind review.

Embora seja característica típica deste sistema às cegas, reitera-se que durante o processo de avaliação não será revelado o nome do autor aos pareceristas, nem os nomes destes ao autor.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito

Publicação quadrimestral (abril, agosto e dezembro) que tem por finalidade divulgar artigos científicos, artigos de reflexão e resenhas cujo conteúdo afine-se com as seguintes temáticas gerais: (1) Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos; e (2) Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização.

Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, ideológica, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais que diretamente colaboraram para a realização da pesquisa que originou o manuscrito.

Embora atue em sistema de avaliação às cegas (blind review), o revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar na análise do manuscrito, declarando-se não qualificado para revisá-lo.