Método e interpretação nas Ciências do Espírito: a busca pela efetividade e a hermenêutica no Direito Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2017.93.12Resumo
O presente artigo elabora uma análise sobre a questão da metodologia na Ciência do Direito, valendo-se da técnica hermenêutica a fim de compreender o fenômeno sociológico ao aplicar os conceitos e dimensões exegéticas na seara do meio ambiente. Busca demonstrar a aplicabilidade da hermenêutica no que tange às questões ambientais. O racionalismo mostrou-se como uma corrente amplamente superada e que embora tenha contribuído para o Direito como Ciência, fora superado, não se prestando como meio de informar as Ciências do Espírito. A metodologia empregada no presente trabalho é a hermenêutico-fenomenológica, pois busca-se apresentar os principais caminhos que levam o hermeneuta a plena compreensão dos fatores culturais e antropológicos em um âmbito jurídico-ambiental.
Palavras-chave: método, ciências do espírito, hermenêutica ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.