El derecho a la libertad de cátedra en la declaración de la American Association of University Professors de 1915
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2017.93.02Resumo
El objetivo de este trabajo es exponer la noción de “libertad de cátedra” que se encuentra formulada en la Declaration de 1915 de la American Asociation of Universitary Professors, cuya importancia radica en la enorme incluencia que ha tenido no sólo en la doctrina norteamericana, sino en la configuración del concepto en los siglos XX y XXI. Se analiza específicamente la idea que ésta propone, en cuanto a que la libertad de cátedra es una garantía que sólo puede protegerse adecuafamente en las universidades “públicas”, es decir, aquellas que (aparente o formalmente) no manifiestan un ideario ni suscriben una declaración de principios.
Palabras–clave: Libertad de cátedra, universidades con ideario, American Association of University Professors (AAUP).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.