O realismo de Danilo Zolo
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2016.82.01Resumo
O artigo se propõe a fazer uma análise de aspectos centrais do pensamento do jusfilósofo Danilo Zolo, que completou 80 anos em janeiro de 2016. Inicialmente, examina os fundamentos epistemológicos do realismo jurídico proposto por Zolo. Em seguida, aborda a significância desse realismo para uma possível teoria da democracia. Por fim, analisa as contribuições do referido autor para a filosofia do direito internacional, as quais o colocam como um dos mais destacados pensadores desta área nas últimas décadas.
Palavras-chave: filosofia do direito, filosofia política, realismo jurídico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.