Political rights and presumption of innocence: The Clean Record Act facing the Constitution

Authors

  • Draiton Gonzaga de Souza PUC/RS
  • Luis Rosenfield Faculdade Meridional

DOI:

https://doi.org/10.4013/rechtd.2014.63.05

Abstract

The present study seeks to analyze the constitutionality of Complementary Law nº 135/10 (Clean Record Act). Two issues are studied: First, the presumption of innocence principle, and second, the relevance of political rights in the Brazilian Federal Constitution. The study concludes that Clean Sheet Law contains several unconstitutional articles.

Keywords: Clean Record Act, principle of presumption of innocence, political rights.

Author Biographies

Draiton Gonzaga de Souza, PUC/RS

Draiton Gonzaga de Souza é Bacharel em Filosofia e em Direito. Realizou o mestrado em Filosofia e em Direito. Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de Kassel (Alemanha), em 1998, com bolsa CAPES-DAAD. Realizou pós-doutorado na Universidade de Tübingen (Prof. Dr. Otfried Höffe) e no Hegel-Archiv, da Universidade de Bochum (Prof. Dr. Walter Jaeschke), como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt. Recebeu, em 2002, prêmio do DAAD, e, em 2013, da Fundação Alexander von Humboldt (Humboldt-Alumuni-Preis) devido ao engajamento na cooperação acadêmica Brasil-Alemanha. É Professor Titular e Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS, atuando, na graduação e na pós-graduação, como Professor Permanente no PPG em Filosofia e no PPG em Direito da PUCRS. É Tradutor Público e Intérprete Comercial concursado para o idioma alemão. É bolsista de produtividade do CNPq e advogado.

Luis Rosenfield, Faculdade Meridional

Mestrando em Direito (IMED). Bacharel em Direito (PUCRS) e advogado. Secretário-executivo e membro fundador da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). Bolsista da CAPES.

Published

2014-09-20