Proposição, sentido e referência na lógica de Gottlob Frege

Authors

  • Lucas Catib de Laurentiis Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4013/rechtd.2024.161.08

Abstract

O ensaio focaliza a importância da Filosofia para o Direito, assumindo a Filosofia do Direito como base de construção da argumentação jurídica. Intenta-se demonstrar que argumentação jurídica não deve preterir o debate qualificado realizado na e pela Filosofia. Assim, a partir de revisão de literatura realizada nas bases Scopus e Scielo, demonstra-se fissura a ser discutida a partir dos fundamentos do modelo lógico e filosófico de Gottlob Frege. Confrontando sua proposta teórica com a tradição da lógica aristotélica, são apresentadas as características elementares da noção renovada de proposição. A análise de tais elementos indica a originalidade e genialidade da proposta defendida por esse autor.

Author Biographies

Lucas Catib de Laurentiis, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Titular Categoria A1 da PUC-Campinas. Coordenador e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito (PPGD), vinculado à linha de pesquisa Direitos humanos e políticas públicas. Mestre e doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante com bolsa CAPES sanduíche da Albert Ludwigs Universität Freiburg e do Instituto Max Planck de Freiburg. É especialista em Direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor nos cursos de especialização e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor e orientador da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público. Foi pesquisador e professor convidado da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Membro da comissão de Direito constitucional da OAB-SP. É advogado e consultor nas áreas de direito público e direito tributário.

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Direito da PUC Campinas, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq), Consultor da CAPES e do CNPq das áreas de Filosofia, Direito e Educação. Pesquisador Principal do Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) FAPESP - CPTEn - Centro Paulista de Estudos sobre a Transição Energética. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq 1D CA Educação. Pós-doutorado pela FE-USP em 2019 e pela Universidade de la República do Uruguai em 2012, com financiamento da CAPES. Desenvolverá atividades como Visiting Scholar na Columbia University em 2025. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Tong University, China, em 2014, com financiamento do Santander Universidades, Programa Top China e também na PUC Peru, em 2013, em 2018 e em 2023. Atuou como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Campinas no ano de 2019. É Editor-Assistente da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15 Região. É Membro do Conselho Consultivo do International Network of Philosophers of Education, INPE. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Editor Chefe da Revista Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE 2018-2022), Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE 2011-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE 2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018 e Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Foi membro do Grupo de Apoio Pedagógico, Gape, da Pró-Reitoria de Graduação da PUC Campinas, de 2005 a 2010. É participante de diversas sociedades internacionais: Philosophy and Theory of Higher Education Society (PaTHES), PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación.

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Published

2024-10-15