Estado de defesa e estado de sítio
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2020.123.07Resumo
O artigo examina o Estado de Defesa e o Estado de Sítio. De início, analisa antecedentes, refere variantes no Direito comparado e avalia o combate ao terrorismo em circunstâncias mais recentes. A seguir, estuda a matéria em face do Direito brasileiro. Então, em conclusão, enfatiza que a natureza dos mecanismos em causa requer uso rigorosamente episódico, sob pena de a eventual banalização ou vulgarização da exceção vir a comprometer a lógica dos direitos fundamentais e o próprio regime democrático.
Referências
AGAMBEM, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
AMAR, Akhil Reed. America’s Constitution: a biography, New York: Random House Trade Paperbacks, 2005.
AMARAL JÚNIOR, José Levi Mello do. Análise do fundamento do emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem in Revista de Informação Legislativa, n. 180, Brasília: Senado Federal, 2008, p. 7-15.
CARCASSONE, Guy. La Constitution, 6ª edição, Paris: Seuil, 2004.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional, 40ª edição, São Paulo: Saraiva, 2015.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Estado de Direito e Constituição, 3ª edição, São Paulo: Saraiva, 2004.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Intervenção federal e segurança pública in Cadernos do Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira dos Constitucionalistas, n. 4, São Paulo, 2018.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. O estado de sítio, São Paulo: USP, 1964.
GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. O estado de exceção na experiência constitucional brasileira in Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD), n. 8(3), São Leopoldo: UNISINOS, 2016, 286-302.
HORBACH, Carlos Bastide. O Poder Executivo na democracia contemporânea: liberdade em tempos de crise in Direito Constitucional, Estado de Direito e Democracia: homangem ao Prof. Manoel Gonçalves Ferreira Filho, São Paulo: Quartier Latin, 2011, p. 121-153.
SCHMITT, Carl. El concepto de lo “político” in Carl Schmitt, teólogo de la política, México: Fondo de Cultura Económica, 2001, p. 167-223.
SCHMITT, Carl. Teología política I in Carl Schmitt, teólogo de la política, México: Fondo de Cultura Económica, 2001, p. 19-62.
SCHMITT, Carl. Teoría del guerrillero, 1963.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional positivo, 21ª edição, São Paulo: Malheiros, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.