O Direito que “brota do chão”? Reflexões epistemológicas sobre a indução na ciência jurídica

Autores

  • Luciano Athayde Chaves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Rafael Marcílio Xerez Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.4013/rechtd.2017.92.06

Resumo

O presente estudo examina o papel epistemológico exercido pelo método da indução nos processos de concretização normativa do Direito. Para tanto, com base em uma pesquisa bibliográfica e documental na doutrina, jurisprudência e legislação nacional, apresenta o Direito como uma categoria histórica, no sentido de que sua metodologia é cognitivamente aberta à evolução, seja pela mudança das leis, seja também pelo caminho do direito judicial, onde o seu caráter problemático se serve da indução como força diretiva para a construção de normas jurídicas. A decisão judicial estudada (Recurso Especial n.  1.063.343), oriunda do Superior Tribunal de Justiça, demonstra a força diretiva dos processos indutivos na (re)construção dos paradigmas normativos a partir de problemas, pondo em evidência a importância que o problema concreto (âmbito da norma) assume no desenvolvimento do Direito, em especial a partir da perspectiva da Teoria Estruturante do Direito, de Friedrich Müller. Também se observou que esse processo concretizador é compatível com a exigência da segurança jurídica, em seu significado contemporâneo, bem como se mostra como fonte de inspiração e referência para os movimentos de atualização da legislação, como se verificou na nova redação do art. 976, §§ 1º e 2º do novo Código de Processo Civil.

Palavras-chave: epistemologia jurídica, indução, normas jurídicas, teoria estruturante do direito, segurança jurídica.

Biografia do Autor

Luciano Athayde Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Direito Constitucional (UNIFOR). Mestre em Ciências Sociais (UFRN). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Juiz Titular da 2a. Vara do Trabalho de Natal/RN

Rafael Marcílio Xerez, Universidade de Fortaleza

Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Juiz Titular da 2a Vara do Trabalho de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Edição

Seção

Artigos