Entre o esquema sujeito-objeto e o esquema sujeito-sujeito: considerações sobre um novo paradigma

Autores

  • Fernando de Brito Alves Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Guilherme Fonseca de Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/rechtd.2017.92.05

Resumo

Este estudo se propõe a analisar a relação entre linguagem, conhecimento e hermenêutica, por intermédio do chamado giro linguístico pragmático, de forma a contribuir com o estudo da filosofia do e no direito e com a compreensão da proposta de alguns teóricos pátrios que vêm tentando desenvolver alternativas hermenêuticas diante da crise de interpretação que assola o contexto nacional, como Lenio Streck e Eros Grau. Para tanto, partindo de raciocínios dedutivos, sem pretensão exaustiva, o trabalho propõe um escorço histórico sobre a evolução dos paradigmas do conhecimento no campo da filosofia, caminhando desde a filosofia do ser (objetivista), passando pela filosofia da consciência (subjetivista) – ambos situados no esquema sujeito-objeto – até alcançar a filosofia da linguagem, que finalmente constitui um novo esquema, calcado na relação sujeito-sujeito, a partir da incursão da pragmática no estudo da linguagem. Por fim, e para contextualizar essa incursão pragmática, são expostas brevemente as contribuições de Martin Heidegger e do chamado Segundo Wittgenstein e se apresenta a filosofia da linguagem a partir desses filósofos como abertura de horizontes para o desenvolvimento de uma nova hermenêutica.

Palavras-chave: giro linguístico-pragmático, esquema sujeito-objeto, Martin Heidegger, Ludwig Wittgenstein.

Biografia do Autor

Fernando de Brito Alves, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra. Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Professor das Faculdades Integradas de Ourinhos.

Guilherme Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ciência Jurídica pela UENP (Bolsista CAPES). Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: guilherme.advc@hotmail.com e guilherme@bni.adv.br

Downloads

Publicado

2017-11-14

Edição

Seção

Artigos