Liberalismo justificador e libertarismo: uma crítica a The order of public reason, de Gerald Gaus
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2015.73.08Resumo
O trabalho critica duas conclusões de Gerald Gausa cerca do liberalismo justificador em The order of public reason, a de que o socialismo é insuscetível à justificação pública e a de que a diversidade de padrões avaliativos dos Membros do Público limita consideravelmente as possibilidades de políticas redistributivas. Contra Gaus, defendo que o liberalismo justificador é agnóstico quanto à propriedade (pública ou privada) dos bens de produção e se mostra compatível com versões mais igualitárias de capitalismo tais como as inspiradas pelas teorias da justiça de Rawls e Dworkin.
Palavras-chave: Gaus, socialismo, redistribuição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.