Revisitando Pierre Bourdieu: as relações de poder no ensino jurídico

Autores

  • Francisco Carlos Duarte Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Econômico e Socioambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Eduardo Emanoel Dall´Agnol de Souza

DOI:

https://doi.org/10.4013/rechtd.2012.42.05

Resumo

Neste trabalho pretende-se problematizar as práticas pedagógicas tradicionais doensino jurídico a partir da seguinte premissa: a maneira pela qual os professores apresentam o universo profissional do Direito a seus alunos contribui para a cristalização de uma hierarquia mais ou menos implícita e fluida entre as áreas de conhecimento normalmente estudadas. E essa hierarquia não é necessariamente fruto de uma avaliação objetiva da importância de cada uma das áreas estudadas. É, antes, resultado de valores reproduzidos insensivelmente nas práticas pedagógicas. A partirdessa consideração, abordam-se a estrutura e a dinâmica da disputa por legitimidade entre saberes e setores acadêmicos nas faculdades que oferecem o curso de Direitoa partir da obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu. O objetivo é mostrar que valorespresentes no habitus profi ssional do Direito podem obstar uma reavaliação críticado ensino jurídico e prejudicar sua humanização e sua aproximação dos problemas sociais da realidade brasileira.

Palavras-chave: ensino jurídico, práticas pedagógicas, Pierre Bourdieu.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Duarte, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Econômico e Socioambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui pós-doutorado pela Università degli Studi di Lecce (Itália) e pela Universidad de Granada (Espanha). É investigador do CNPq, professor titular dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Procurador do Estado do Paraná e advogado.

Eduardo Emanoel Dall´Agnol de Souza

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos