Revisitando Pierre Bourdieu: as relações de poder no ensino jurídico
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2012.42.05Resumo
Neste trabalho pretende-se problematizar as práticas pedagógicas tradicionais doensino jurídico a partir da seguinte premissa: a maneira pela qual os professores apresentam o universo profissional do Direito a seus alunos contribui para a cristalização de uma hierarquia mais ou menos implícita e fluida entre as áreas de conhecimento normalmente estudadas. E essa hierarquia não é necessariamente fruto de uma avaliação objetiva da importância de cada uma das áreas estudadas. É, antes, resultado de valores reproduzidos insensivelmente nas práticas pedagógicas. A partirdessa consideração, abordam-se a estrutura e a dinâmica da disputa por legitimidade entre saberes e setores acadêmicos nas faculdades que oferecem o curso de Direitoa partir da obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu. O objetivo é mostrar que valorespresentes no habitus profi ssional do Direito podem obstar uma reavaliação críticado ensino jurídico e prejudicar sua humanização e sua aproximação dos problemas sociais da realidade brasileira.
Palavras-chave: ensino jurídico, práticas pedagógicas, Pierre Bourdieu.
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