Dengue na imprensa local: uma doença em notícia
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.73.01Resumo
Esta pesquisa buscou compreender se as reportagens impressas do principal jornal de Maringá-PR-Brasil se propõem a levar os cidadãos de Maringá a se mobilizarem sobre a necessidade de agir contra o mosquito Aedes aegypti e contribuir com a prevenção da dengue. Nos dias de hoje, em que os processos de comunicação online aproximam o jornalista do seu público, este profissional precisa se inserir no processo social para atuar como agente de transformação de aspectos da vida de seu público. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma análise de conteúdo do principal jornal da região durante quatro meses em 2014. As matérias analisadas não vêm incentivando a ação da população a se mobilizar contra os focos de larvas do mosquito transmissor da doença. Em sua maioria, são apenas pequenas notas que registram os números da epidemia na cidade. Finalmente, por causa do crescente aumento dos casos de dengue na região, estratégias mais agressivas devem ser tomadas para mobilizar os cidadãos sobre a prevenção da dengue.
Palavras-chave: Maringá, saúde, ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.