Dengue na imprensa local: uma doença em notícia

Autores

  • Ana Paula Machado Velho Centro Universitário Cesumar - UniCesumar e Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Diana Domingues Universidade de Brasília (Gama e Ceilândia)
  • Tiago Franklin R. Lucena Centro Universitário Cesumar - UniCesumar e Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.73.01

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender se as reportagens impressas do principal jornal de Maringá-PR-Brasil se propõem a levar os cidadãos de Maringá a se mobilizarem sobre a necessidade de agir contra o mosquito Aedes aegypti e contribuir com a prevenção da dengue. Nos dias de hoje, em que os processos de comunicação online aproximam o jornalista do seu público, este profissional precisa se inserir no processo social para atuar como agente de transformação de aspectos da vida de seu público. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma análise de conteúdo do principal jornal da região durante quatro meses em 2014. As matérias analisadas não vêm incentivando a ação da população a se mobilizar contra os focos de larvas do mosquito transmissor da doença. Em sua maioria, são apenas pequenas notas que registram os números da epidemia na cidade. Finalmente, por causa do crescente aumento dos casos de dengue na região, estratégias mais agressivas devem ser tomadas para mobilizar os cidadãos sobre a prevenção da dengue.

Palavras-chave: Maringá, saúde, ambiente.

Biografia do Autor

Ana Paula Machado Velho, Centro Universitário Cesumar - UniCesumar e Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-doutora em Arte e Tecnologia (LArt), pela Universidade de Brasília (UnB), como bolsista do CNPq. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como bolsista da CAPES. É professora dos programas de pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e Tecnologias Limpas (PPGTL) da UniCesumar, em nível de mestrado. Pesquisa as Redes Sociais Digitais, Softwares Sociais e suas aplicações na Promoção da Saúde e no estudo do ambiente, em conjunto com professores e técnicos que participam do Grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPq, Comunicação em Ambiente Digital (Comamdi), do qual é líder. Atua no ensino de graduação em jornalismo, na disciplina de webjornalismo, na UniCesumar-PR, onde também foi coordenadora de jornalismo da Rádio Universitária, RUC-FM, e coordenou o curso de especialização Mídias Digitais. Produz programas de divulgação científica na área da saúde e do ativismo ambiental. É jornalista da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), onde atua com foco na divulgação da ciência.

Diana Domingues, Universidade de Brasília (Gama e Ceilândia)

Fundadora e Diretora do LART - Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência. Pesquisador Visitante Nacional Sênior - CAPES UnB 2010-2014. Professora Colaboradora Senior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica UnB Gama (desde 2010) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde -UnB Ceilândia- Pesquisadora do Camera Culture Media Lab MIT International Science and Technology Initiatives/CNPq ( 2010-2014). Docente do PPG em Poéticas Visuais da UNESP -Bauru (2015) e do Programa de Pós-graduação em Arte-PPG-Arte UnB (2009-2013). Pós-doutora pelo ATI - Art & Technologies de l´Image, Université Paris VIII e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP . Ações internacionais com o OCAD, Toronto. Membro do International Advisory Board do CIV/DDD - Centre for Innovation in Information Visualization and Data Driven Design, York University e Toronto University, Membro do Editorial Board da Digital Creativity, University of Plymouth , Pesquisador associado e Membro do International Advisory Committee for the 2015 conference Media Media Art Histories 2015 _ RE-CREATE, Université du Québec à Montréal, Hexagram, Membro do Advisory Board do Program MediaAC, Department for Image Science Danube University Krems, Austria. Membro do LEAF, Leonardo Education Art Forum, Consultora da SCIELO, Paper Reviewer of the Ontario Ministry of Research and Innovation, e outros comitês científicos e editoriais internacionais : ISEA, e Media Art History and Technologies, Renew, Refresh! Re-place, Relive, DigiArts UNESCO, Conselho Consultivo ABCiber. Projetos em reengenharia da vida sob três eixos: reengenharia do sensório, reengenharia da natureza e reengenharia da cultura. Tratam da expansão sensorial e perceptiva em sistemas enativos afetivos e inovações tecnológicas disruptivas. Voltam-se à sinestesia, por interfaces sensórias, mineração da realidade, e à biodiversidade e ecossistema com softwares sociais e visualização de dados por locatividade e sentido de presença ampliado em mapas vivos de narrativas humanas e cuidados com paisagens enfermas em geografias afetivas. Resultados publicados em comunidade de alto impacto como IEEE, ISEA, Leonardo, SPIE, Rewire e em muitos livros de referência na Arte contemporânea. Publicou e organizou e publicou livros seminais para pesquisa como: EDUNESP : Arte, Ciência e Tecnologia: Passado, Presente e Desafios, 2009; Arte e vida no Século XXI: Tecnologia, Ciência e Criatividade, 2003; A Arte no Século XXI: a Humanização das Tecnologias, 1997. Criação e Interatividade na Ciberarte, Experimento, 2002, entre outros, e cerca de 100 capítulos em livros e artigos em Journals de Editoras Harmattan, Presses UQAM, Laval, e de editoras do México, Espanha, Italia, França, UK, Itália, China, Japão, Estados Unidos, entre elas Leonardo, Digital Creativity da qual é do Editorial Board por mais de 15 anos. Artista com mais de 50 exposições individuais e mais de 130 coletivas em como Bienais de São Paulo, 21, 23, 26 e 1 , 7e 11 Bienal de la Habana, Bienais do Mercosul. exposição na House of Culture of the World HKW,Berlin, Maison Européenne de la Photographie, Paris, MN Belas Artes RJ, MAM e MAC SP, em Galerias e Museus da França, Itália, Suécia, USA, Eslovênia, Grécia, China, México, Peru, Argentina, Colômbia outros países. Curadora de eventos internacionais como: Ciberarte Zonas de Interação II Bienal do Mercosul, interagiu com mais de 300 cientistas e artistas. Sua obra está em muitos livros de referência como : Bruce Wands, Digital Art, 2004, no Latin American Art in the 20th Century, de Edward Lucie-Smith, Thames and Hudson, 2003, e em Stephen Wilson, Information Arts, MIT Press 2002, e em Art + Science Now, de Stephen Wilson, Thames and Hudson, 2009. Prêmios: The 2000 UNESCO PRIZE -7h Biennial la Habana; The First LEONARDO Global Crossing Prize, 2004 Rockefeller Foundation, Leonardo. Personalidade do Século XX, Caxias do Sul, Artista Homenageada Premio Sergio Motta 2011.

Tiago Franklin R. Lucena, Centro Universitário Cesumar - UniCesumar e Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor (2013) e Mestre (2009) em Artes, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia na Universidade de Brasília. No mestrado desenvolveu uma pesquisa prática-teórica sobre Arte em Mídias Móveis e Locativas. Possui graduação em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) trabalhando basicamente com direção de documentários, direção de conteúdos audiovisual para a multimídia e hipermídia, fotografia, edição de imagem e som. Atualmente se interessa pela relação entre Arte, Tecnologia e Ciência (da Computação, Eng.de Software e Eng. Biomédica). Trabalha com os seguintes temas Ciberarte, Cibercultura, Computação Ubíqua, Pervasiva, Internet das Coisas e u-health e os diversos pontos de encontro com a arte, entretenimento e Eng. Biomédica. Atuou como bolsista CAPES/Reuni na Universidade de Brasília/Gama colaborando com pesquisadores da Eng. Automotiva, Eletrônica, Software e de Energia. Foi prof. substituto do curso de Design da UnB, é atualmente professor da UNICESUMAR (Maringá-Paraná) para os cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Sistemas para Internet, é professor do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (UNICESUMAR) e temporário da UEM no curso de Comunicação e Multimeios. Vice-diretor do LART - Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência UnB-Gama campus, fundado e dirigido pela Profa. Dra. Diana Domingues e esteve em doutorado sanduíche no Massachussets Institute of Technology - MIT no grupo Camera Culture - MediaLab com o Prof. Ramesh Raskar. Realizou visitas técnicas a institutos de pesquisas na Alemanha (Fraunhofer) e apresentou trabalho e exposições coletivas no Museu da Republica em Brasília, Memorial da América Latina e Museu da Imagem e Som (MIS) em São Paulo, Centro Cultural San Martin em Buenos Aires, Oncena Bienal de Havana e papers e projetos desenvolvidos em eventos na Turquia, Emirados Arabes Unidos, Canadá e EUA.

Downloads

Publicado

2016-01-12

Edição

Seção

Artigos