O cinema de Carmen Miranda: análise fílmica de Copacabana (1947)
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.71.05Resumo
Analisa-se o filme Copacabana (1947), comédia musical, em preto e branco, produção da United Artists, dirigido por Alfred E. Green e estrelado pelos atores Groucho Marx e Carmen Miranda. A seleção das cenas para o estudo estabeleceu os seguintes critérios: ser um número musical e ter a presença de Carmen Miranda (interpretando Carmen Navarro). Dessa forma, portanto, foram analisados os musicais Tico-Tico no Fubá, He Hasn’t Got a Thing to Sell e Let’s Do the Copacabana, a partir de alguns elementos que compõem a linguagem de cinema: personagem, planos e enquadramentos e som/trilha sonora. Os resultados apontam para a presença de representações do Brasil na personagem, para a utilização de planos sem cortes e para a ênfase em outros personagens, além de Carmen, nos musicais.
Palavras-chave: Carmen Miranda, análise fílmica, Copacabana (1947).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.