A interculturalidade na linguagem audiovisual: estranhamento, duplicação, hibridização e acabamento

Autores

  • Júlio César David Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Evaldo Janzen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.71.03

Resumo

Na perspectiva bakhtiniana de linguagem e cultura o princípio da alteridade é medular, portanto, nesta investigação, buscamos uma compreensão da interculturalidade na comunicação, ilustrada na linguagem fílmica, sob o prisma da teoria de Mikhail Bakhtin, sobretudo nas ideias de exotopia/excedente de visão, constitutivas das relações interculturais. Assim, o presente artigo consiste em uma análise de algumas relações interculturais vivenciadas pelos personagens Eugene Martone e Willie Brown, do filme A Encruzilhada. Considerando a complexidade da linguagem cinematográfica, nosso enfoque incidiu sobre a evolução da relação intercultural entre os personagens, o que deu concretude aos conceitos de duplicação, hibridização e acabamento, amálgama central na perspectiva dialógica de linguagem e cultura, tanto dentro quanto fora do universo artístico, enfim, possível em todos os campos da atividade humana.

Palavras-chave: audiovisual, comunicação, interculturalidade, linguagem, Mikhail Bakhtin.

Biografia do Autor

Júlio César David Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista (2007) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2011). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e no Programa Intercalar de Doutoramento do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, atuando nos seguintes temas: formação de professores; linguagem e discurso; comunicação; cultura; ficção científica no contexto da educação em ciências.

Henrique Evaldo Janzen, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras Alemão Português pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: interculturalidade, ensino, língua estrangeira, literatura e aproximações pedagógicas.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Edição

Seção

Dossiê: Imagens