Imagens migrantes: o documento fotográfico na arte contemporânea

Autores

  • Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.71.01

Resumo

No contemporâneo, as imagens fotográficas documentais jornalísticas perdem espaço para mídias mais adequadas à velocidade de veiculação exigida na atualidade – momento em que sua função primordial, informação, se desloca. De igual modo, os álbuns fotográficos, coleção de imagens documentais da esfera do privado, se abrem para o espaço público das redes; tal exposição irá possibilitar derivações e apropriações desse tipo de imagem. Essas derivações, vistas como expansões, indicam a possibilidade dessas imagens aderirem a um novo lugar, qual seja, o do campo da arte. Buscar-se-á pensar esse uso do documento fotográfico (público e privado). O trabalho dos artistas Miguel Rio Branco e Nan Goldin, guardadas suas especificidades, nos servirão para refletir sobre a problemática. Os conceitos de Fotografia Menor (Gonçalves, 2009) e Imagem Cristal (Deleuze, 2007), considerados qualificadores desse tipo de imagem (migrante), serão abordados.

Palavras-chave: arte, imagem cristal, Fotografia Menor, Miguel Rio Branco, Nan Goldin.

Biografia do Autor

Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

Professora Doutora Associado  I do Departamento de Comunicação da Fabico/UFRGS. Área Fotografia

Downloads

Publicado

2015-07-24

Edição

Seção

Dossiê: Imagens