O discurso da crítica jornalística sobre Iberê Camargo no ano da morte do artista

Autores

  • Gisele Dotto Reginato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isabel Leivas Waquil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.68.03

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a construção de sentidos sobre Iberê Camargo no discurso da crítica veiculada em jornais brasileiros no ano da morte do artista, 1994. A pesquisa foi desenvolvida em um corpus de 15 documentos oriundos da Hemeroteca da Fundação Iberê Camargo. Partimos de uma perspectiva construcionista do jornalismo, entendendo que a linguagem atua na construção de sentidos e que a subjetividade do sujeito opera na construção e na seleção de conteúdos. Através do aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, encontramos quatro formações discursivas nas quais predominam os seguintes sentidos em relação ao artista: O Grandioso, O Trágico, O Lutador e O Polemista. Além disso, constatamos que o discurso do herói se fez presente nos quatro sentidos encontrados e aprofundamos outras questões que compõem essas discursividades.

Palavras-chave: jornalismo, crítica jornalística, discurso, Iberê Camargo.

Biografia do Autor

Gisele Dotto Reginato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Bolsista Capes e membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo - UFRGS/CNPq. Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Isabel Leivas Waquil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2014-04-25

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas midiáticas contemporâneas