O discurso da crítica jornalística sobre Iberê Camargo no ano da morte do artista
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.68.03Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a construção de sentidos sobre Iberê Camargo no discurso da crítica veiculada em jornais brasileiros no ano da morte do artista, 1994. A pesquisa foi desenvolvida em um corpus de 15 documentos oriundos da Hemeroteca da Fundação Iberê Camargo. Partimos de uma perspectiva construcionista do jornalismo, entendendo que a linguagem atua na construção de sentidos e que a subjetividade do sujeito opera na construção e na seleção de conteúdos. Através do aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, encontramos quatro formações discursivas nas quais predominam os seguintes sentidos em relação ao artista: O Grandioso, O Trágico, O Lutador e O Polemista. Além disso, constatamos que o discurso do herói se fez presente nos quatro sentidos encontrados e aprofundamos outras questões que compõem essas discursividades.
Palavras-chave: jornalismo, crítica jornalística, discurso, Iberê Camargo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.