Autoria e heterogeneidade no discurso amoroso de Caras
DOI:
https://doi.org/10.4013/6998Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar, segundo os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de matriz francesa, os discursos produzidos acerca do amor em uma revista de circulação nacional, tentando compreender em que medida os autores desta seção assumem, ou não, os princípios de autoria e argumentação, investigando as marcas de heterogeneidade presentes nos discursos. Analisou-se quatro artigos publicados na coluna Amor, da revista Caras®. Em alguns recortes analisados, os autores, a partir de suas práticas como psicoterapeutas, mesclam seus posicionamentos pessoais com a experiência de seus pacientes. Em outros casos, relatam apenas as vivências de pacientes, distanciando-se das mesmas. Isso nos remete à discussão sobre a assunção da autoria nos profissionais da área psi, que não apenas devem trabalhar com questões do psiquismo humano, mas devem abrir-se à possibilidade de se colocarem como co-produtores de discursos e saberes, a partir do diálogo com o outro/Outro. Assim, a autoria, além de exigir que o sujeito se responsabilize pelo seu dizer, reclama do autor um trabalho com a heterogeneidade constitutiva da linguagem, uma vez que cabe à função-autor controlar a produção de sentidos das vozes que dialogam nos textos, criando a ilusão de unidade textual.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.