Ativismo em redes sociais digitais: formas de participação em ações coletivas no ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.4013/5792Resumo
O potencial relacional das redes sociais digitais tem sido cada vez mais empregado para mobilizações sociais e ações coletivas. Essa utilização guarda relação com o ativismo, na medida em que possibilita aos atores sociais o desempenho de um papel protagonista nessas ações. O presente trabalho tem por objetivo buscar compreender os tipos de participantes de ações coletivas no ciberespaço a partir da identificação e da categorização das diversas motivações que os levam a participar de tais ações. As considerações são traçadas tendo por base o estudo de caso, a partir do mapeamento da rede e da realização de entrevistas por e-mail, de uma ação em específico: a Google bomb contra a revista Veja, uma mobilização realizada a partir de fevereiro de 2008, que contou com a participação de diversos blogueiros em uma forma peculiar de protesto no ciberespaço.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.