O potencial humorístico da charge online: uma leitura da linguagem tendo em vista a mudança do suporte
DOI:
https://doi.org/10.4013/5772Resumo
O propósito dessa investigação é verificar qual o potencial humorístico da charge online tendo como parâmetro a tradicional charge impressa ou fixa. Busca-se verificar quais são os prováveis efeitos de sentido que as charges animadas podem vir a provocar na mente de um intérprete e comparar tais efeitos com os das charges fixas de jornal impresso. Além disso, objetiva-se refletir sobre a manutenção do potencial humorístico das charges, quando elas passam da mídia impressa para a internet. A relevância desta investigação empírica está no fato de se aprofundar o entendimento da charge como linguagem que tem no humor seu interpretante maior.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.