Em busca do objeto da Comunicação:

a revolução de Martín-Barbero

Autori

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2022.1019.01

Abstract

O ensaio destaca seis contribuições metodológicas de Jesús Martín-Barbero para redefinição ampliada e mais precisa do campo da Comunicação no Brasil a partir dos anos 1990. A influência do autor foi muito além do desdobramento da área na direção de uma vertente culturalista, política e decolonial, tendo ele impactado a própria definição epistemológica da Comunicação, ao promover o deslocamento do estudo dos meios de comunicação para os processos de mediação. Este ensaio apresenta um olhar sobre a definição do objeto da Comunicação a partir de sua herança intelectual; também lembra a cronologia do campo apontada pelo autor, com ajustes ao caso brasileiro; e, finalmente, explica seis principais transformações que a influência de Martín-Barbero permitiu à área. Inúmeras outras contribuições são possíveis de destaque, mas o enfoque deste ensaio se dá em torno do objeto e de algumas premissas na construção do objeto comunicacional.

Biografie autore

Leticia Cantarela Matheus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Procientista e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Acontecimento e Poder (LINAP). 

Marialva Carlos Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma instituição (PPGCOM-ECO/UFRJ) e professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Pubblicato

2022-09-13

Come citare

MATHEUS, L. C.; CARLOS BARBOSA, M. Em busca do objeto da Comunicação:: a revolução de Martín-Barbero. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 10, n. 19, 2022. DOI: 10.4013/qt.2022.1019.01. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/23473. Acesso em: 14 mag. 2025.