Em busca do objeto da Comunicação:
a revolução de Martín-Barbero
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2022.1019.01Abstract
O ensaio destaca seis contribuições metodológicas de Jesús Martín-Barbero para redefinição ampliada e mais precisa do campo da Comunicação no Brasil a partir dos anos 1990. A influência do autor foi muito além do desdobramento da área na direção de uma vertente culturalista, política e decolonial, tendo ele impactado a própria definição epistemológica da Comunicação, ao promover o deslocamento do estudo dos meios de comunicação para os processos de mediação. Este ensaio apresenta um olhar sobre a definição do objeto da Comunicação a partir de sua herança intelectual; também lembra a cronologia do campo apontada pelo autor, com ajustes ao caso brasileiro; e, finalmente, explica seis principais transformações que a influência de Martín-Barbero permitiu à área. Inúmeras outras contribuições são possíveis de destaque, mas o enfoque deste ensaio se dá em torno do objeto e de algumas premissas na construção do objeto comunicacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).