Pensando a etnografia na pesquisa em Comunicação

contribuições de abordagens decoloniais e feministas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2022.1019.04

Resumen

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a pesquisa etnográfica na Comunicação a partir de contribuições de abordagens decoloniais e feministas. Para isso, produzimos um debate acerca de lógicas de pesquisa do campo em diálogo com a Antropologia. Compreendemos a pesquisa etnográfica como uma abordagem que busca ser abrangente e pode dar conta de aspectos holísticos, utilizando diferentes práticas de escuta, de colaboração e de escrita. Buscamos apontar, a partir de contribuições de perspectivas decoloniais e feministas, que a etnografia pode ser um processo teórico metodológico preocupado com a participação mútua e colaborativa, com as imposições interpretativas, com as lentes colonizadoras de gênero, raça e classe (principalmente, mas não apenas) e com uma linguagem e escrita mais democrática.

Biografía del autor/a

Aline Amaral Paz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Comunicação Midiática na linha de Mídia e Estratégias comunicacionais pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Mestra em Comunicação/UFSM. Integrante do grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais do POSCOM/UFSM. Pós graduada em Administração e Marketing. Bacharela em comunicação social - Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Pampa- Unipampa.

Camila Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com período sanduíche na Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFSM e Mestra em Comunicação pela mesma universidade. Integrante do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais.

Sandra Rúbia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Profa. Dra. Sandra Rúbia da Silva - É mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e doutora em Antropologia Social (UFSC). Docente do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Líder do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais.

Publicado

2022-09-13

Cómo citar

AMARAL PAZ, A.; RODRIGUES PEREIRA, C.; RÚBIA DA SILVA, S. Pensando a etnografia na pesquisa em Comunicação: contribuições de abordagens decoloniais e feministas. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 10, n. 19, 2022. DOI: 10.4013/qt.2022.1019.04. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/22863. Acesso em: 14 may. 2025.