Lugares que situam

início de uma cartografia audiovisual possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2024.1223.04

Palavras-chave:

cartografia , lugar , audiovisual

Resumo

A partir da observação de que determinadas obras audiovisuais fazem uso do espaço como sintoma, testemunho ou personagem da história, apresentamos um estudo de como esses lugares são representados nos filmes. Identificamos cinco categorias, a saber: o Lugar-mesmo, o Lugar-outro, o Não-lugar, a Zona Autônoma Temporária (T.A.Z.) e o Translugar. Situados dentro de um determinado espaço social geográfico, em uma região, apontam os deslocamentos possíveis entre esses lugares, suas paisagens e as relações com as fronteiras desses territórios, que ao serem delimitadas, podem ser translocadas ou transgredidas.

Biografia do Autor

Monica Klemz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Cinema pela UNESA, pós-graduada em documentário pela FGV-RIO; mestrado em Mídias Criativas no PPGMC/ECO/UFRJ, doutoranda em Cinema no PPGCINE/UFF. Realizadora do curta Um Jardim Singular, 2018, que ganhou diversos prêmios nacional e internacionalmente. Realizadora e curadora da Galeria Heterotopias, 2020, em realidade virtual 360 e Espirais de Conversa com os artistas convidados em um webdoc serial.

Elianne Ivo Barroso, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Recherches Cinématographiques et Audiovisuelles - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado pela Université du Québec Abitibi-Témiscamingue. Atualmente é professora Associada II e coordenadora do Labores - Laboratório de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCINE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema,montagem audiovisual, efeitos visuais, produção audiovisual e cinema expandido. No momento se dedica as pesquisas sobre Montagem e estética de cartografias audiovisuais e sobre Montadores brasileiros. Atualmente é vice-coordenadora do PPGCINE/UFF.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

KLEMZ, M.; IVO BARROSO, E. Lugares que situam : início de uma cartografia audiovisual possível. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 12, n. 23, 2024. DOI: 10.4013/qt.2024.1223.04. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26528. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 2