Negócios da China, negócios do Brasil: uma experiência de cooperação Sino-Brasileira na indústria eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2015.111.04Resumo
O dinamismo econômico chinês é um fenômeno marcante na atual conjuntura planetária, exprimindo-se em altas taxas de crescimento do produto, em desempenho comercial tributário de saldos elevados e em investimentos externos que ampliam e consolidam a presença da China em vários países. Tudo isso gera inquietações em diferentes meios, especialmente pelo poderio concorrencial dos produtores chineses, com seus reflexos e consequências. O artigo explora esse assunto argumentando que, se a desenvoltura chinesa representa grandes desafios, interações cooperativas espelhando interesses mútuos e oferecendo vantagens aos protagonistas podem advir da projeção mundial desse país. Nessa linha, o estudo focaliza as relações estabelecidas entre uma empresa brasileira que fabrica produtos eletrônicos e seus fornecedores na China. Sua base é uma pesquisa direta cujos resultados permitem descrever os procedimentos adotados nesses vínculos e examinar alguns dos seus desdobramentos.
Palavras-chave: dinamismo chinês, vínculos cooperativos, setor eletrônico brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.