Ovinocultura na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul: um enfoque à gestão rural
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2013.92.05Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a utilização de instrumentos de controle na gestão das atividades desenvolvidas pelos criadores de ovinos de quatro municípios da região central do estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas, com 23 criadores de ovinos no período de janeiro a março de 2013. Os resultados apontam que a maioria dos produtores que se utilizam de controles contábeis formais ou informais para gerir suas atividades é mais jovem, menos experiente, com maior nível de escolaridade e possui maior área produtiva. Conclui-se que os produtores conseguem tomar decisões adequadas mesmo sem ter dados históricos para realizar uma análise. No entanto, têm consciência de que podem estar realizando operações de forma errônea e que podem estar prejudicando seu empreendimento.
Palavras-chave: ovinocultura, gestão rural, controles gerenciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.