Sistemas de produção nos assentamentos rurais do Rio Grande do Sul, safra 2004-2005
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2013.92.01Resumo
O trabalho se baseia num diagnóstico dos sistemas de produção praticados nos assentamentos do Rio Grande do Sul, na safra 2004/2005, por meio de questionários estruturados aplicados por família. O objetivo foi verifi car a situação produtiva, as rendas e outras informações auxiliares numa amostra de 2.225 famílias assentadas. Os dados agrupados por região demonstraram grandes diferenças regionais nos sistemas de produção e nas rendas auferidas. Os resultados indicaram que o emprego de tipologias pode melhorar a concepção e implementação de políticas de desenvolvimento para estas áreas. As rendas agrícolas foram menores que o esperado, na comparação com o salário mínimo, considerando-se que foi um dos piores anos agrícolas da história do Estado, em virtude da forte estiagem.
Palavras-chave: sistema de produção, assentamentos rurais, renda agrícola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.