Particularidades da produção canavieira gaúcha: um estudo de caso na região das Missões (RS)
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2012.82.02Resumo
Este trabalho trata da produção de cana de-açúcar no Rio Grande do Sul com base na agricultura familiar. O objetivo é analisar como se caracteriza a produção canavieira no RS e quais as especificidades da produção canavieira assentada na agricultura familiar através do estudo de caso realizado na Cooperativa dos Produtores de Cana Porto Xavier Ltda. (Coopercana). A metodologia utilizada é a de um estudo exploratório através de entrevistas realizadas junto a produtores de cana associados à Coopercana. A produção canavieira na região estudada é associada à produção de alimentos pelas famílias produtoras, sendo que grande parte da atividade é controlada pela cooperativa. A atividade não recebe incentivos do Estado e também enfrenta problemas relacionados à falta de mão de obra. No entanto, mostra-se como uma atividade geradora de renda mais garantida e estável aos produtores, ganhando espaço na região.
Palavras-chave: cana-de-açúcar, agricultura familiar, Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.