Tecnologias física e social: os novos paradigmas da propriedade intelectual frente ao sistema de inovação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a inovação tecnológica no âmbito das tecnologias física e social, como fator de desenvolvimento econômico entre as nações, e suas assimetrias no mercado global. Após esta fase, discutem-se os paradigmas do instituto da propriedade intelectual frente aos sistemas inovativos, bem como a urgência de mudanças estruturais respeitantes às regras protetivas do conhecimento intangível das empresas. Leva-se ainda em consideração o fato de que o desenvolvimento econômico está intimamente ligado à capacidade das empresas produzirem e gerarem capital intelectual. Justifica-se a presente pesquisa pelas grandes transformações correntes na contemporaneidade, impelindo as empresas, como medida emergencial decorrentes do advento da nova era do conhecimento, a buscarem um ritmo mais adequado e compatível com o desenvolvimento econômico, tecnológico e social.
Palavras-chave: inovação, desenvolvimento econômico, propriedade intelectual, tecnologias física e social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.