Simulação e otimização de resultados em survey: o caso da imagem institucional e a reputação do Banco Central
Resumo
O estudo avalia a contribuição da metodologia de simulação na aplicação do critério científico de falseamento, bem como identifica os procedimentos que possibilitam a otimização dos resultadosde pesquisa de survey. Para tal, apresenta e discute as conclusões derivadas da aplicação de modelo de equações estruturais que estima o impacto da imagem institucional do Banco Central sobre a sua reputação em amostras randômicas geradas com base em simulação. Com ampliação da normalidade multivariada das variáveis observadas, obteve-se um ajustamento de excelência para o modelo, o qual se mostrou superior ao ajustamento original, obtido com uma amostra não randômica de 123 observações. Conclui-se que a aludida simulação é ferramenta apropriada à realização de teste de hipótese mais robusto, o que possibilita resultados e conclusões mais consistentes, sem utilização de verba adicional.
Palavras-chave: Simulação, equações estruturais, Banco Central.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.