Cooperativismo e rotatividade dos sócios: um estudo de caso na Cooperativa de Produção de Desenvolvimento Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2012.611.07Palavras-chave:
Economia Solidária, Cooperativa, RotatividadeResumo
Por intermédio do PAES – Programa de Ações em Economia Solidária –, a associação beneficente ABADEUS solicitou o apoio da UNESC no processo de incubação da Cooperativa de Produção de Desenvolvimento Sustentável – COOPERDUS. Para atender tal demanda, foi desenvolvido um projeto de extensão, cujas atividades realizadas permitiram aos acadêmicos extensionistas observarem uma forte rotatividade de sócios no empreendimento. Desta forma, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de identificar os motivos que levaram ao desligamento de algumas cooperadas da COOPERDUS, bem como entender as motivações responsáveis pela permanência das mulheres que continuaram na cooperativa. A pesquisa foi descritiva, e a técnica de coleta de dados utilizada foi a observação participante, junto com entrevistas de roteiro semiestruturado, tendo como público-alvo oito mulheres. A abordagem de análise foi predominantemente qualitativa. A COOPERDUS é uma cooperativa que não nasceu de uma demanda vinda dos associados, mas através do estímulo de uma instituição beneficente: a ABADEUS. Por meio da pesquisa, foi possível identificar que, na COOPERDUS, a rotatividade é uma consequência de diversos fatores, dentre eles: a dificuldade em exercer autonomia; as barreiras impostas por uma presidência inativa; a assimetria de informações; a injustiça mascarada pela divisão desigual das sobras; a própria qualificação profissional gratuita que permitia a especialização; e, sobretudo, as dificuldades financeiras enfrentadas pela cooperativa. A conclusão é que a rotatividade dos sócios na COOPERDUS, estando relacionada a todos estes fatores, é também fruto da forte dependência que a cooperativa tem da instituição que lhe deu origem.
Palavras-chave: Economia Solidária, cooperativa, rotatividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.