Cooperativismo e rotatividade dos sócios: um estudo de caso na Cooperativa de Produção de Desenvolvimento Sustentável

Autores/as

  • Rossandra Oliveira Maciel Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Gisele Silveira Coelho Lopes Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.4013/otra.2012.611.07

Palabras clave:

Economia Solidária, Cooperativa, Rotatividade

Resumen

Por intermédio do PAES – Programa de Ações em Economia Solidária –, a associação beneficente ABADEUS solicitou o apoio da UNESC no processo de incubação da Cooperativa de Produção de Desenvolvimento Sustentável – COOPERDUS. Para atender tal demanda, foi desenvolvido um projeto de extensão, cujas atividades realizadas permitiram aos acadêmicos extensionistas observarem uma forte rotatividade de sócios no empreendimento. Desta forma, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de identificar os motivos que levaram ao desligamento de algumas cooperadas da COOPERDUS, bem como entender as motivações responsáveis pela permanência das mulheres que continuaram na cooperativa. A pesquisa foi descritiva, e a técnica de coleta de dados utilizada foi a observação participante, junto com entrevistas de roteiro semiestruturado, tendo como público-alvo oito mulheres. A abordagem de análise foi predominantemente qualitativa. A COOPERDUS é uma cooperativa que não nasceu de uma demanda vinda dos associados, mas através do estímulo de uma instituição beneficente: a ABADEUS. Por meio da pesquisa, foi possível identificar que, na COOPERDUS, a rotatividade é uma consequência de diversos fatores, dentre eles: a dificuldade em exercer autonomia; as barreiras impostas por uma presidência inativa; a assimetria de informações; a injustiça mascarada pela divisão desigual das sobras; a própria qualificação profissional gratuita que permitia a especialização; e, sobretudo, as dificuldades financeiras enfrentadas pela cooperativa. A conclusão é que a rotatividade dos sócios na COOPERDUS, estando relacionada a todos estes fatores, é também fruto da forte dependência que a cooperativa tem da instituição que lhe deu origem.

Palavras-chave: Economia Solidária, cooperativa, rotatividade.

Biografía del autor/a

Rossandra Oliveira Maciel, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduanda do curso de Economia da Universidade do Extremo Sul Catarinense; Trabalhou durante dois anos com projetos de extensão vinculado ao cooperativismo e a Economia solidária. Atualmente é bolsista PIBIC/UNESC, trabalha com pesquisa em políticas públicas, adentrando na relação entre Previdência Social Rural e os idosos do campo.

Gisele Silveira Coelho Lopes, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). É professora do Curso de Administração e Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC e do Curso de Tecnologia em Design de Moda e Estilo do Serviço Nacional de Aprendizagem - Criciúma/SC. Atua nas seguintes áreas de: gestão da qualidade, gestão da produção, recursos humanos e administração estratégica.

Publicado

2012-09-11

Número

Sección

Economía Social y Solidaria: experiencias y sujetos