Análise genotípica de sorovares de Bacillus thuringiensis através do RAPD-PCR
DOI:
https://doi.org/10.4013/4755Resumo
O fingerprintings do DNA genômico baseado na amplificação aleatória de DNA polimórfico (RAPD-PCR) de 40 sorovares de Bacillus thuringiensis representando diferentes sorotipos foi realizado usando três iniciadores randômicos. A análise eletroforética dos perfis de RAPD revelou a incidência de polimorfismo entre os sorovares e sorotipos. Entre os iniciadores utilizados, o iniciador nº 2 foi o mais discriminatório e, portanto, foi usado para construir um dendrograma. A análise da similaridade entre os perfis eletroforéticos demonstrou baixo nível de afinidade genética (16%) entre os diferentes sorovares de B. thuringiensis, agrupando esses sorovares em dois grupos principais com alta divergência genética intra e intergrupo. Logo, o RAPD baseado no fingerprintings genômico de B. thuringiensis pode ser usado na caracterização genotípica e identificação de sorovares de B. thuringiensis como um complemento à sorologia flagelar.
Palavras-chave: Bacillus thuringiensis, RAPD-PCR, afinidade genética, sorologia flagelar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.