Favores do glorioso mártir: a memória jesuítica da intervenção de São Sebastião na fundação do Rio de Janeiro, séc. XVII
Resumo
O artigo analisa um corpus narrativo jesuítico referente à tópica da intervenção do mártir São Sebastião nas origens do Rio de Janeiro. Construído entre a última década do século XVI e meados do século XVII, em biografias do padre Anchieta e outros escritos inacianos, o discurso geral assevera a proteção miraculosa do santo contra franceses calvinistas e índios tamoios no tempo da fundação da cidade. Esta memória idealiza a atuação da Companhia de Jesus na “vinha estéril” da América portuguesa e atesta a conversão do gentio, valendo-se de um suposto testemunho dos índios. Particularmente, a tópica constitui uma re-fundação sacramental da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: jesuítas, Rio de Janeiro, São Sebastião, milagre, memória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.