Novo registro de Zollernioxylon tinocoi Mussa (Fabaceae) no Vale do Juruá, Mioceno da Formação Solimões, Bacia do Acre, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/gaea.2012.81.04Resumo
Um novo registro de lenho fóssil para a região do Vale do Juruá em níveis atribuídos ao Mioceno e à Formação Solimões, na Bacia do Acre, sudoeste da Amazônia, é analisado. As amostras de material lenhoso provêm de um dos inúmeros afloramentos expostos ao longo do Rio Juruá. As características anatômicas do lenho demonstram afinidade com a família Fabaceae e, mais especificamente, com a espécie Zollernioxylon tinocoi Mussa. Esse novo registro para a região do Vale do Juruá confi rma a presença das Fabaceae e amplia o conhecimento da tafofl ora, contribuindo para as reconstruções ambientais pretéritas da Amazônia com base na comparação com sua moderna vegetação.
Palavras-chave: Lenho-fóssil, Fabaceae, Mioceno, Vale do Juruá, Bacia do Acre, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.