Distribuição de amebas testáceas (Protozoa, Rhizopoda) em sedimentos de um ambiente palustre da região do Capão do Leão, município de Mostardas, Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
O trabalho trata do levantamento e da avaliação da diversidade das amebas testáceas presentes em amostras de sedimentos provenientes de coletas de inverno e verão em uma área palustre da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, junto ao sistema lagunar e ambientes associados que compõem o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Os resultados alcançados confirmam o caráter hidrófilo da área, especialmente pela presença significativa de Bullinularia indica e pela riqueza em formas de Difflugiidae e Centropyxidae, estas representadas dominantemente por Centropyxis platystoma. Foi verificada, ainda, a presença de formas de Centropyxis discoides e Nebela dentistoma, exclusivas das amostras de inverno, e de Difflugia avellana, nas amostras de verão. Apesar das diferenças observadas em termos quantitativos, com um número muito mais significativo de formas nas coletas de inverno, tanto entre as formas vivas, como mortas, os testes de similaridade e o teste-t não demonstraram diferenças significativas. São registradas pela primeira vez para as áreas costeiras do Rio Grande do Sul, as espécies Centropyxis aeröphila var. sylvatica, Nebela dentistoma, Difflugia gramen e Difflugia oblonga var. venusta.
Palavras-chave: amebas testáceas, ambiente paludal, planície costeira, Rio Grande do Sul, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.