Análise do serviço on-line de PPP (GDGPS - APPS) para Receptores de Dupla Frequência: um estudo envolvendo dados de estações da RBMC
DOI:
https://doi.org/10.4013/4698Resumo
O PPP (Posicionamento por Ponto Preciso) é um método de posicionamento por GNSS (Global Navigation Satellite System) que vem sendo amplamente utilizado graças aos serviços on-line de processamento, muitos deles disponibilizados de forma gratuita. O PPP requer fundamentalmente dados GNSS de um único receptor e o emprego de efemérides e correções precisas do relógio dos satélites. Um dos serviços on-line de processamento PPP é o APPS (Automatic Precise Positioning Service), disponibilizado de maneira pós-processada pela NASA e derivado do GDGPS (Global Differential GPS), um sistema de monitoramento GPS (Global Positioning System) em tempo real, com mais de 100 estações de monitoramento contínuo e distribuídas globalmente. Neste artigo, foi avaliado o serviço APPS processando dados GPS correspondentes a um período de 30 dias em duas estações do sul e norte do Brasil (POAL-Porto Alegre/RS, e IMPZ-Imperatriz/MA), pertencentes à rede oficial do referencial SIRGAS. Cada arquivo diário continha 24 horas de observações, com taxa de coleta de 15 segundos, e foram processados tempos de rastreio de 2, 4, 6 e 24 horas para cada arquivo. As coordenadas diárias destas estações, estimadas pelo serviço APPS, foram atualizadas para a época de referência do SIRGAS2000 (2000,4) e comparadas com as coordenadas oficiais das estações. As discrepâncias (para o tempo de rastreio de 24 horas) apresentaram erro médio quadrático inferior a 2 cm para as duas estações, tanto na componente vertical, quanto na resultante horizontal, evidenciando o potencial de uso do serviço PPP/APPS em aplicações de alta acurácia, como, por exemplo, em estudos geodinâmicos. Em relação à melhora da exatidão com o aumento do tempo de rastreio, uma ocupação de 4 horas se mostra a mais vantajosa, segundo o estudo realizado (para ambas as estações, as variâncias dos erros são estatisticamente semelhantes para os tempos de rastreio de 4 e 6 horas).
Palavras-chave: GPS, GDGPS, Posicionamento por Ponto Preciso, APPS.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.