Assinaturas icnológicas da sucessão sedimentar Rio Bonito no bloco central da jazida carbonífera de Iruí, Cachoeira do Sul (RS)
DOI:
https://doi.org/10.4013/4691Resumo
Icnofábricas de Chondrites, Chondrites-Helmintopsis-Planolites, Cylindrichnus-Thalassinoides, Helminthopsis, Macaronichnus, Ophiomorpha, Palaeophycus, Planolites, Thalassinoides, Thalassinoides-Palaeophycus e Thalassinoides-Palaeophycus-Helminthopsis foram reconhecidas em depósitos costeiros e marinhos rasos da sucessão sedimentar Rio Bonito, no bloco central da jazida carbonífera de Iruí (Cachoeira do Sul, RS). As associações de fácies de depósitos costeiros caracterizam-se pelo índice de bioturbação baixo, pelo tamanho reduzido das escavações e pela icnodiversidade baixa, enquanto nos depósitos marinhos rasos apresentam índice de bioturbação moderado a alto e maior icnodiversidade. O padrão de cada icnofábrica, sua distribuição estratigráfica e seus vínculos faciológicos permitiram reconhecer quatro assinaturas icnológicas principais, três delas indicativas de estresse por salinidade e uma substrato-controlada. As icnofábricas de Helmithopsis, Palapeophycus e Planolites sugerem o domínio de águas oligoalinas a doces. As icnofábricas de Thalassinoides-Palaeophycus e Cylindrichnus-Thalassinoides refl etem águas mesoalinas, e representam respectivamente, uma suíte de ambientes mais estáveis e com menor energia (suíte empobrecida de Icnofácies Cruziana) e uma suíte de ambiente com maior energia (suíte de icnofácies mista Skolithos-Cruziana). A icnofábrica Thalassinoides-Palaeophycus-Helminthopsis caracteriza uma suíte marinha rasa de Icnofácies Cruziana; o tamanho reduzido das escavações, contudo, sugere domínio de águas polialinas, e a ocorrência pontual das icnofábricas, a deposição em enseadas que mimetizariam as condições ambientais encontradas na zona de shoreface inferior/transição ao offshore. A icnofábrica de Thalassinoides é substrato-controlada e ocorre em contexto de Icnofácies Glossifungites, demarcando duas superfícies estratigráficas autogênicas e uma alogênica. A análise integrada e em alta resolução dos depósitos estudados, permitiu refinar as interpretações paleoambientais e estratigráficas para a sucessão sedimentar Rio Bonito na área de estudo. Figura Complementar 1. Figura Complementar 2.
Palavras-chave: icnologia, sedimentologia, icnofábricas, assinaturas icnológicas, depósitos costeiros.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.