Análise multivariada como ferramenta tafonômica no estudo das associações quaternárias de mamíferos do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/4529Resumo
A análise multivariada da representatividade taxonômica de mamíferos em tanques naturais e dos depósitos cársticos do Quaternário do Nordeste do Brasil é apresentada. O método empregado foi a análise de agrupamentos. Com fins comparativos, também foram incluídas na análise tafocenoses de mamíferos do sul do Brasil e Argentina, em geral contidos em unidades litoestratigráficas formais. Os resultados demonstram que os depósitos setentrionais formam um agrupamento principal e se diferenciaram dos meridionais por conter táxons considerados endêmicos para a região intertropical brasileira. Para as áreas do Nordeste, os resultados evidenciaram dois subgrupos, um deles correspondendo aos depósitos cársticos, com uma mastofauna mais diversificada e com formas de distintos tamanhos, e outro relacionado aos tanques e ravinas, caracterizado principalmente por formas de grande porte. A tendência para um caráter tafonômico parece ser a explicação mais adequada para as diferenças em composição e diversidade dos restos de mamíferos provenientes dos tanques, em relação àqueles dos depósitos cársticos das cavernas. Nestes, não é possível descartar completamente, além disso, a influência de processos de mistura temporal.
Palavras-chave: análise multivariada, análise de agrupamento, tafonomia, mamíferos, Quaternário, NE Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.